A música pede refúgio

Thales de Menezes

Depois de criar a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, o compositor paulistano Livio Tragtenberg foi convidado para fazer música com uma orquestra de refugiados que vivem na Alemanha.

No dia 25 de junho, a Sound Bridges Experience se apresentará no Centro Cultural Mousonturm, em Frankfurt. A orquestra reúne músicos de países como Síria, Eritréia e Afeganistão. O projeto já teve uma primeira etapa em abril, quando o Mousonturm reuniu músicos alemães e refugiados num concerto.

Agora, Matthias Pees, diretor do instituto, convidou o brasileiro para criar e ensaiar o espetáculo com refugiados.

Os músicos moram em abrigos temporários em Frankfurt e foram selecionados pelas musicistas alemãs Isabella Kohls e Johanna-Leonor.

“Serão inicialmente dois concertos, nos dias 25 e 26 de junho, mas a ideia é viajar com o grupo por outros centros culturais colaboradores do Mousonturm, em Hamburgo, Dresden e Colônia”, disse Tragtenberg à coluna.

O compositor prevê “uma hora e pouco de música, com vozes, instrumentos e, principalmente, identidades culturais fraturadas, colapsadas”.

*

Do fundo do baú Depois de “Creep”, tocada em Paris na semana passada, a turnê do Radiohead terá um rodízio de músicas do álbum “Pablo Honey” (1993), há anos não executadas ao vivo. A banda inglesa tem cinco músicas de seu disco de estreia ensaiadas.

Trilha sonora A cantora e rabequeira Renata Rosa, que acaba de lançar o álbum “Encantações”, tem uma música (“Me Leva”) na trilha da novela das 21h “Velho Chico”, mas não é só isso. O diretor Luiz Fernando Carvalho usou músicas dela na preparação dos atores do folhetim. Segundo ele, “para provocar os sentidos dos atores”. Estes trocavam canções de Renata no WhatsApp.

 

*

COISA NOVA

 

Capa do álbum "Double Vanity" (Divulgação)
Capa do álbum “Double Vanity” (Divulgação)

“Double Vanity”, Broncho – No dia 10/6 chega à rede o terceiro álbum do Broncho, quarteto de Oklahoma liderado pelo cantor e guitarrista Ryan Lindsey. As faixas já divulgadas, como “Speed Demon”, são os mesmos chicletes sonoros exibidos nos ótimos “Can’t Get Past the Lips” (2011) e “Just Enough Hip to Be Woman” (2014).