Elza Soares em vinil é só para inglês

Por Marcelo Justo

O disco do ano de 2015, o aclamado álbum “A Mulher do Fim do Mundo” da cantora Elza Soares, foi lançado em vinil no Reino Unido e tem arrancado elogios da imprensa internacional.

Intitulado em inglês como The Woman at the End of the World, foi lançado pelo selo Mais Um Discos, apesar de tão aclamado, lamentavelmente ainda não há nenhuma expectativa que ele seja prensado em vinil aqui no Brasil.

O disco foi eleito o “Melhor Álbum de 2015”, pela revista Rolling Stones Brasil, venceu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), como o melhor álbum em 2015 e o recente de junho de 2016, como melhor álbum na categoria pop/rock/funk/hip hop, no 27º Prêmio da Música Brasileira.

Versão em vinil do disco "A Mulher do Fim do Mundo", de Elza Soares, lançado só no Reino Unido. (Foto Reprodução)
Versão em vinil do disco “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares (Foto Reprodução)

O jornal britânico The Guardian intitulou, ‘Certamente o álbum brasileiro do ano’, já o The Sunday Times afirma que, ‘Um álbum ousado, experimental. . . magnífico’. A revista especializada Mojo Magazine colocou o disco como, ‘Álbum Mundial do Mês’. O crítico de música da rádio BBC, Gilles Peterson a chamou, ‘Elza é a rainha do samba’.

O álbum é recheado de grandes nomes do cenário musical e foi produzido pelo baterista Guilherme Kastrup e com direção artística de Celso Sim e Rômulo Fróes. Nas gravações Elza é acompanhada por músicos da cena independente de São Paulo, como os guitarristas Kiko Dinucci, Rodrigo Campos o próprio Fróes, entre outros.

São 11 canções inéditas gerada pelo núcleo de compositores e músicos paulistas formado por, entre outros, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci (Metá Metá), Romulo Fróes, Clima, Marcelo Cabral, Guilherme Kastrup e Celso Sim.

A esperança é que as fábricas nacionais sejam tocadas pela fama internacional já atingida por “A Mulher do Fim do Mundo”, e que logo venha por aqui, uma prensagem dessa obra.

A cantora Elza Soares no 27º Prêmio da Música Brasileira, no Rio de Janeiro, antes da premiação. (Foto Ricardo Borges/Folhapress)
Elza Soares durante apresentação 27º Prêmio da Música Brasileira, no Rio de Janeiro, antes de receber o prêmio (Foto Ricardo Borges/Folhapress)