A volta do Voluntários da Pátria, cult de 1980

Uma banda mais comentada do que ouvida no rock brasileiro dos anos 1980 vai retornar aos palcos no próximo dia 7 de outubro. Nessa data, o Voluntários da Pátria subirá ao palco do Sesc Belenzinho para um show único.

Quinteto formado em 1982, a banda era um projeto de pós-punk com vocal de Nasi e baixo de Gaspa (que depois seriam integrantes do Ira!), bateria de Thomas Pappon (que formaria o Fellini, com Cadão Volpato) e as guitarras de Miguel Barella e Giuseppe Frippi.

O único registro fonográfico deixado pela banda foi o álbum homônimo, lançado em 1984, com oito faixas e pouco mais de 20 minutos. Não bastou para eternizar a força da banda. Quem assistiu aos shows do Voluntários da Pátria pelos muitos e pequenos palcos paulistanos da época deve ter guardado com carinho na memória canções poderosas como “O Home que Eu Amo” e “Cadê o Socialismo?”.

Gaspa não quis participar do show e será substituído por Sandra Coutinho. Integrante da banda punk feminina Mercenárias, ela chegou a participar de algumas apresentações do Voluntários da Pátria nos anos de atividade do grupo, entre 1982 e 1986.

A partir da esquerda, Nasi, Miguel Barella, Gaspa, Thomas Pappon e Giuseppe Frippi, o Voluntários da Pátria nos anos 1980 em foto de J.R. Duran
A partir da esquerda, Nasi, Miguel Barella, Gaspa, Thomas Pappon e Giuseppe Frippi, a formação do Voluntários da Pátria nos anos 1980 em foto de J.R. Duran

 

*

Puxadinho itinerante – Depois dos cerca de 1.000 shows realizados no sobrado na Vila Madalena, entre julho de 2012 e novembro de 2015,o Puxadinho da Praça está de volta. Agora, em rodízio de lugares em São Paulo. A nova fase começa neste domingo (25), na praça Éder Sader, no final da rua Fidalga, e com cara de festival. Vai ter Sara Sem Nome (com participação de André Whoong), Os Mulheres Negras, Tatá Aeroplano (com Barbara Eugenia) e Otto. Das 15h às 22h.

O Porão mudou – A edição 2017 do festival brasiliense Porão do Rock, já noticiada nesta coluna, mudou de data. Vai rolar no dia 29 de outubro.

Do heavy metal… – Estão sumindo bem depressa os ingressos para o Epic Metal Fest Brazil, em São Paulo, marcado para a Audio, no dia 15 de outubro. Quem puxa as vendas é a banda holandesa Epica, com gigantesco fã-clube no Brasil. Completam a noite o britânico Paradise Lost, o finlandês Finntroll, os alemães Xandria e The Ocean e os brasileiros Tuatha de Danann e Project 46.

…ao erudito – Uma apresentação da Orquestra de Cordas Laetare, no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo, neste sábado, marca o lançamento do CD “Mulheres Compositoras em Concerto”. A regência será de Muriel Waldman, também responsável pelo álbum, que reúne obras de 13 compositoras, entre elas as brasileiras Silvia de Lucca e Chiquinha Gonzaga.