No escurinho do cinema com Frank Sinatra
Dizer que Frank Sinatra (1915-1998) foi o maior cantor do século 20 é uma dessas unanimidades difíceis de contestar. Mas muita gente torce o nariz para o lado ator de Sinatra, que ele exibiu em 55 filmes. Não dão bola nem para o Oscar de melhor ator coadjuvante que ele ganhou em 1953, por “A Um Passo da Eternidade”.
No próximo sábado (22), uma programação no Unibes Cultural, junto ao metrô Sumaré, pode quebrar convicções até dos mais céticos. Serão exibidos quatro filmes com o ator, a partir das 13h.
O primeiro é “Marujos do Amor”, que ficou célebre pela cena em que Gene Kelly dança com o ratinho de “Tom & Jerry”. Depois vai passar “Meus Dois Carinhos” (1957), filme subestimado em que Sinatra se divide entre as beldades Kim Novak e Rita Hayworth. Ele ganhou pelo papel o Globo e Ouro de melhor ator em comédia ou musical.
Ainda com foco em mulheres bonitas, o filme seguinte é “Alta Sociedade” (1956), no qual ele contracena com Grace Kelly. A mostra fecha com “Onze Homens e Um Segredo” (1960), que fez ao lado dos parceiros inseparáveis Sammy Davis Jr. e Dean Martin. E, o que é melhor, todos têm nas trilhas sonoras canções na voz imbatível de Sinatra.
*
CHANCE RARA – César Camargo Mariano, na foto tocando no festival Ilhabela in Jazz, na semana passada, vai se apresentar nesta terça (18), no Bourbon Street paulistano. Aos 73 anos, o brasileiro mora em Nova York e reúne músicos jovens da pesada para tocar com ele.
*
Sobrevivente – Em dias nos quais tanto se falou sobre roqueiros veteranos, o lançamento mais badalado nos Estados Unidos é o álbum “Blue Mountain”, de Bob Weir, 68. Ainda em forma depois de anos de excessos variados quando era integrante do Grateful Dead, Weir lança um álbum quase temático, sobre sua adolescência em fazendas. Country rock de arrepiar, as 12 músicas são parcerias dele com Josh Ritter, 39, guitarrista do The Royal City Band.
Pampas – Nome fundamental no rock gaúcho, Ultramen lança agora o CD e DVD ao vivo “Máquina do Tempo”, que comemora 25 anos de formação da banda. A turnê de lançamento começou no último sábado (15), em um festival em Mendoza, na Argentina. Apesar de tanta estrada, este é o primeiro registro ao vivo do Ultramen, exceto pela participação no “Acústico MTV Bandas Gaúchas”, em 2005.
Ex-R.E.M. – Ainda não é o aguardadíssimo álbum solo do vocalista Michael Stipe, mas um ex-integrante do R.E.M. volta a lançar música. O baixista Mike Mills escreveu e gravou “Concerto for Violin, Rock Band and String Orchestra”. Ele começou turnê pelos Estados Unidos com uma orquestra de cordas e o violinista moderninho Robert McDuffie, protegido de Philip Glass.
Musa – Poucas merecem o rótulo como Kim Gordon. Ela foi musa inspiradora de toda uma geração de fazedores de barulho quando tocava baixo no Sonic Youth. As 63, ela continua barulhenta e mostra isso no Sesc Pinheiros nesta sexta (21), com repeteco no sábado. Ela se apresenta com o guitarrista Bill Nace, seu parceiro no duo Body/Head. “Coming Apart” (2013), até agora único álbum da dupla, é uma paulada.