Quem comprou dois milhões de CDs de Adele?
“Ninguém compra mais CD” é a frase cada vez mais ouvida entre lojistas e clientes. Mas, então, quem são os brasileiros que compraram dois milhões de álbuns da cantora inglesa Adele?
O número impressiona. Inclui também a vendagem do DVD “Live at Royal Albert Hall”, mas mais de 95% do total está concentrado nos CDs dos álbuns “19”, “21” e “25”. Parece até dica para jogar na Mega-Sena.
O Brasil só está seguindo a onda. Adele já vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo desde 2008. Executivos de gravadora pontam a moça como responsável direta da inversão de queda da indústria fonográfica, que voltou a crescer a partir de 2011.
O curioso que Adele ainda é vendedora de CD, uma mídia com morte alardeada nas últimas temporadas.
Enquanto outros grandes nomes vendem cada vez mais vinil e digital, principalmente junto ao público jovem, Adele é popular entre quem tem de 30 a 50 anos.
Mundo estranho este em que a moçada compra LP e os mais velhos ficam com o CD.
*
SEM MEDO – O quarteto paranaense Trem Fantasma já soltou “Lapso”, que pode ser apreciado sem sustos. É rock quase retrô, com produção do cachorro grande Beto Bruno.
*
Obituário – “O rock está morto e só o rap tem pessoas com coisas importantes a dizer.” A frase da semana é de Roger Daltrey, cantor do The Who. Apesar de descrente do rock, o setentão anunciou as participações de sua banda em vários festivais pelo mundo no ano que vem. E a negociada turnê no Brasil segue assim, ainda na negociação.
Setentistas – Dois nomes que faziam tremer as paradas de sucesso no Brasil nos anos 1970 estão com discos novos na praça. O gênio da canção romântica Odair José faz rock para adultos em “Gatos e Ratos”, e a lenda do soul brasileiro Hyldon solta o álbum “As Coisas Simples da Vida”. Nos dois trabalhos, só canções inéditas.
Garagem – É no sábado (5) a sétima edição do Garagera, produzido pelo bar Mandíbula. Depois de passar pelo Bixiga e pela praça da República, o festival chega agora aos Jardins. O evento será no MIS, a partir das 15h, com entrada grátis. A principal atração é o goiano Hellbenders. Antes, a escalação traz os grupos paulistas Sleeping Sapiens e Readymates e o gaúcho May O and the Pink Flamingos.
Recomendado – O festival carioca A.Nota segue na terça (1º), no Oi Futuro, com Não Recomendados, trio que é nome forte na onda de rock trans. A programação continua no dia 15, com Jonatta Doll & Os Garotos Solventes.